jusbrasil.com.br
6 de Abril de 2020

Empreendedorismo Jurídico

Soraya Salomão, Advogado
Publicado por Soraya Salomão
há 2 anos

Nos últimos anos o empreendedorismo ganhou seu espaço no Brasil sendo alvo de inúmeros estudos sistemáticos, visando construção de ferramentas para ajudar os empresários e administradores a alavancarem seus negócios.

Com a sua consolidação a partir da década de 80, o empreendedorismo passou a ser uma área de extrema relevância para qualquer empresa, sendo levada em consideração algumas características básicas para que o empreendedor possa alcançar êxito em seus objetivos.

Para Drucker (1986) renomado nome da administração, o empreendedorismo é um ato onde a pessoa se utiliza de suas próprias capacidades para desenvolver recursos necessários visando produzir um novo resultado.

Na carreira jurídica o empreendedorismo começa a ser utilizado como ferramenta para alavancar escritórios e carreiras jurídicas, sendo um fato, que a visão empreendedora do advogado tem sido recente e decorrente das mudanças tecnológicas e do grande número de advogados que se formam ao longo dos anos e ingressam no mercado de trabalho.

Antigamente o que se falava em relação aos advogados estava diretamente relacionado a formalidade e conservadorismo. O contexto atual pede uma mudança com o aperfeiçoamento dos profissionais de direito tanto na área acadêmica quanto as suas competências pessoais.

A atuação jurídica para se adequar aos novos tempos e superar a concorrência demanda a utilização de métodos estratégicos visando a prevenção e integração junto ao objetivo do negocio e a gestão do escritório. O novo advogado de sucesso deve entender que precisa assumir a gestão dos processos jurídicos, mas não pode mais deixar de lado uma gestão eficaz do negocio, associada a um marketing eficaz e controle financeiro.

O empreendedorismo jurídico deve ser entendido como associação do empreendedorismo tradicional as praticas advocatícias, sendo o profissional do direito um solucionador de conflitos e gerador de valor ao negócio, atuando sempre de forma sistêmica.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)